Gamification, por que aplica-lo na minha empresa?

 

 

Gamification é um conceito que tem ganhado bastante força nos últimos anos no mundo empresarial, grandes organizações estão fazendo uso dessa metodologia para melhorar os diversos processos internos e externos e, inclusive, o relacionamento e a fidelização de clientes.

Gamification é um termo que não possui tradução para o português, mas pode ser aportuguesado, gamificação. Esse conceito envolve uma ampla gama de fatores, mas de forma simples pode se explicado como: uma série de mecanismos utilizados nos jogos (ou games, dai o termo) aplicados a processos com a finalidade de: engajar, fidelizar, motivar e aumentar o esforço, é uma estratégia destinada a melhorar a produção e desempenho e pode ser aplicado a qualquer ambiente seja ele empresarial, escolar, social ou mesmo religioso. Sua utilização tem se mostrado muito efetiva em esforços de marketing para engajamento e fidelização de clientes pelas empresas.

Realizar atividade de aprendizado, estudo ou profissionais, na maioria das vezes, envolve processos chatos, repetitivos e enfadonhos, razão pela qual o ser humano joga, brinca ou envolve-se em competições, buscando o aspecto lúdico nas atividades que realiza, geralmente fora dos ambientes anteriormente citados.

Melhorar a produtividade de um colaborador para que a vida diária no negócio seja uma atividade prazerosa e com resultados é uma das tarefas mais difíceis para o empregador, uma vez que, levantando-se todos os dias das 6h e trabalhar até às 18 horas repetindo as mesmas atividades a cada dia pode ser desmotivador. Portanto, mecanismos como a gamefication são uteis para resolver os problemas de forma inovadora, quebrando a rotina, criando desafios, transformando processos e modificando estratégias que envolvam os empregados, alunos ou mesmo clientes com a empresa/escola.

“Gamificar” os processos gera dinamismo, promove a criatividade, estimula uma maior participação e engajamento e aumenta a experiência no local de trabalho ou de estudo.

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Alguns aspectos fundamentais devem ser abordados e implementados ao “gamificar” um processo, alguns deles são;

- Gerar desafios

- Prêmios e Recompensas

- Reconhecimento

- Trabalho em equipe

A combinação de entretenimento com educação e treinamento pode gerar resultados muito interessantes, uma vez que os efeitos do jogo são transferidos para a vida real, forjam o compromisso, a competitividade e maior produtividade.

Uma maneira de aplicar gamification fora da empresa, ou seja, com os clientes e potenciais clientes, é premiando sua lealdade ou potencializando a competitividade entre eles, isso irá ajudar a aumentar a fidelidade do cliente com a marca, ganhar novos seguidores, potencializar a vitalidade e fortalecer o boca a boca entre as pessoas.

Muito embora os grandes resultados até hoje apresentados pelos processos “gamificados” tenham sido efetivados junto aos clientes de grandes corporações, algumas ações já tem surgido em processos de endomarketing, ou seja, no publico interno das empresa.

Os usuários, sejam eles colaboradores ou alunos, precisam de experiências boas e inovadoras para se identificarem com a atividade realizada, para o usuário atual não basta apenas receber um bom produto, é vital que lhe seja entregue uma experiência agradável que o permita “sentir”, envolver-se e acima de tudo ser valorizado pela utilização do bem ou serviço.

Antes de aplicar gamification dentro e fora da organização, é importante definir os objetivos que pretende-se alcançar, o que se deseja incentivar e valorizar, o que se pretende conseguir com esta estratégia e, somente quando tiver clareza sobre os objetivos e como conseguir aplicá-los com eficiência, é que se deve iniciar o esforço de gamification do processo alvo.

O que podemos aprender com os cases de gamification reportados por empresas que já aplicaram algum tipo de gamification é que a motivação, engajamento e resultados foram maximizados de forma muito consistente e que voltariam, como algumas voltaram, a criar novas abordagens gamificadas.

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Produzido por: Defii Ateliê Software

Coordenação de Marketing Comunicação